quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma receita, uma tradição!

A bruchetta é uma receita tipicamente italiana que surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. E a receita deu tão certo que passou a ser apreciada em todo o território sem , ela é apeitosa e de baixo custo, em diversas formas.

A bruschetta pode substituir de forma muito agradável as pizzas(para quem adora pizza é uma boa opção para mudar um pouco o cardápio). O antepasto à base de pão tostado, assim como a pizza, pode ser preparado com as mais variadas combinações e é também um ótimo acompanhamento para as reuniões à mesa.

Já a pizza, que chegou ao Brasil na bagagem dos imigrantes italianos por volta do século XX, ao contrário do que muitos pensam, é uma invenção dos egípcios, os verdadeiros criadores da massa à base de farinha.

A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, de “fetta unta”, que na Itália quer dizer fatia untada.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano. Com essa diversidade de regiões a bruschetta é apreciada de diferentes formas de praparo.
Vamos ver uma receita de uma clássica bruchetta


·         500grs de tomate cereja
·         3 dentes de alho
·         Manjericão fresco, orégano, sal, azeite extra virgem e pimenta vermelha à gosto
·         5 pães italianos amanhecidos fatiados
Modo de preparo
·         Corte os tomates em cubos e misture com 2 dentes de alho picados, manjericão, orégano, sal e azeite.
·         Reserve.
·         Leve as fatias de pão ao forno pré aquecido, até quase dourar.
·         Retire e esfregue o dente de alho restante e pimenta vermelha nos dois lados de cada fatia.
·         Leve novamente ao forno por 5 minutos.
·         Retire e coloque sobre cada fatia, ainda quente, uma porção da mistura de tomate.
·         Decore como desejar e sirva como entrada.
Rendimento: 25 unidades
Por: Jenny Xuxoll T'

Nenhum comentário:

Postar um comentário