As chuvas que atingem desde o início desta semana os Estados do Nordeste já somam prejuízos na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas até está terça-feira (19). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deve chover até sábado na região Nordeste e a situação é de alerta.
Muita das veze somos os principais culpados pela enchentes que anda acontecendo em nosso estado pois somos nos que jogamos lixos nas ruas,rios.Temos varios modos de precaver essas enchentes e nao ligamos para o que vai acontecer no dia de amanhã.Put'z ja ia esquecendo para ter uma enchente em Fortaleza nem precisa chover é so da uma garoa que a cidade enteira se alaga.Um vinzinho meu estes dias estava comentando que se por um acaso vinher acontece uma tsunami em fortaleza(isso é obvio que nao vai acontecer)nao iria ter muitos problemas pois é tantroburaco que quando a tsunami vinher os buracos vão ajudar para nao aver muito desastres,mais por outro lado a poluiçao e os boeros cheio de lixo nao vao ajudar muito.
Recife, em
Pernambuco, registrou 18 deslizamentos de barreiras somente hoje. Os deslizamentos também atingiram cidades como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Apesar dos estragos, não houve mortes. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), o trabalho de prevenção nas áreas de risco foi intensificado: lonas plásticas foram colocadas nas áreas de morro e o órgão está funcionando em alerta para atender os chamados da população.
Em
Alagoas, chove de forma mais intensa na capital. Alguns bairros de Maceió e municípios do interior tiveram o abastecimento de água interrompido, conforme nota da assessoria de imprensa do governo de Alagoas. Adutoras e unidades de tratamento e distribuição sofreram danos. O sistema Catolé-Cardoso, que abastece 20% da cidade, também parou de funcionar.
Na
Paraíba, a situação mais crítica é na capital João Pessoa e cidades vizinhas. Em algumas ruas da cidade os moradores só conseguem sair de casa de barco. Várias famílias estão em abrigos improvisados pela prefeitura. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), as chuvas que caíram em João Pessoa em abril até o momento (270 mm) superaram em 12% o total esperado para o mês inteiro.
Em Natal (
Rio Grande do Norte), a chuva foi intensa e causou alagamentos em algumas ruas da capital ontem –hoje o tempo ficou nublado, com chuvas moderadas. A prefeita do município, Micarla de Sousa, esteve reunida com o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho Bezerra, e solicitou ajuda do governo federal para recuperar os danos causados pelo excesso de chuvas na cidade.
No
Maranhão, segundo dados da Defesa Civil Estadual, há 9.200 desabrigados em sete municípios devido às chuvas. Ações de prevenção em áreas de risco estão sendo realizadas pelo governo e há monitoramento de enchentes em 11 cidades do Estado.
Para esta quarta-feira (20), a previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas no Maranhão; nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia; e nublado com chuva fraca em Sergipe e Ceará.